segunda-feira, 21 de março de 2011

Mitos do Rock N' Roll





Mais uma edição do Rock in Rio se aproxima. O festival começou no Brasil, em 1985, com atrações como Whitesnake, Ozzy Osbourne, Iron Maiden  e Queen. Naquela época, a cena musical e a própria indústria fonográfica eram bem diferentes do que são hoje.
Passando-se três edições brasileiras do festival, pode-se notar uma brutal diferença, tanto na abertura do festival para outros estilos como no enfoque social do festival e a notoriedade mundial que este ganhou. Adotou-se o tema ''por um mundo melhor'', no intuito de promover uma cultura sócio-ambiental, bem bolado por seus idealizadores.

Estamos perto da quarta edição do festival no Brasil e há poucos dias foi confirmada mais uma atração, pioneira no festival: Guns N' Roses. A banda norte-americana, em atividade desde 1985, vem ao Brasil pela quinta vez, completamente remodelada, com um certo ar de século XXI. O Guns do novo milênio. Porém, a intenção deste post é falar sobre os mitos que ja rolaram em torno da banda em suas passagens pelo Brasil.

Sabe-se que Axl Rose é um sujeito pra lá de introvertido. Com um talento vocal inegável, o vocalista de 49 anos ainda mantém um pique invejável no palco e segue lançando discos com o novo Guns N' Roses. Mas apesar de tudo, houve uma época em que o Guns ''dominava'' o mundo e onde nem tudo eram rosas.

Quando o Guns veio em turnê ao Brasil em 1992, Axl ja era visto como lenda viva do Rock por aqui. Uma matéria do Jornal Nacional alertava as mães para manterem suas filhas longe do vocalista, devido a seu histórico de bebedeiras, orgias, brigas e uso de drogas. Quanto retrocesso, rsrs. Para aqueles que ainda se impressionam com esses coisas, vai uma frase que li por aí: "Rock N' Roll é assim mesmo amigo, se não te agrada, pule fora." Porém, houve uma situação um tanto quanto curiosa.

A vinda do Guns ao Brasil, era, é e sempre será uma espécie de gnu agonizando no deserto do Serengueti. Assim que ele morrer, os abutres atacam, e a manchete vira sucesso. A imprensa suja está sempre a esperar qual será o próximo chilique de Axl. Pode-se constatar isso nas críticas que a banda recebeu em seu último trabalho, Chinese Democracy. Os críticos misturavam tanto o fato do disco ter levado 15 anos pra ficar pronto, de ter participações de inumeros músicos e da megalomania de Axl, que simplesmente não havia crítica musical, e sim uma crítica ao modo como Axl conduziu as gravações.

E claro, se ja era assim em 2008 (ano de lançamento de Chinese Democracy), foi porque começou la atrás, nos anos 90.

Voltando a turnê em 92, Axl e sua trupe haviam chegado ao Brasil para fazer shows da turnê Use Your Illusion. Certa vez, Axl estava no quarto do hotel Maksoud, onde a banda estava hospedada. Ja era madrugada, porém, a imprensa permanecia no saguão do hotel, a espera do que poderia ser a matéria do dia seguinte. Ao que consta, Axl estava querendo sair, ir à rua, mas com os jornalistas la embaixo era impossível. Como ninguém, muito menos ele, tem "sangue de barata", certa hora eis que ele não aguentou mais. Ouviu-se uma espécie de ''fuck you'' la de cima e um estalo. Em questão de segundos uma cadeira despenca la de cima, jogada por Axl. Pronto: como disse antes, nessa hora o gnu morreu e os abutres poderiam se satisfazerem.
O circo estava armado e a matéria do dia seguinte garantida. Mesmo sem atingir ninguém e, portanto, muito menos machucar alguém, alguns jornalistas, com o  falso discurso moral de fazer valer seus direitos, foram a delegacia relatar o ocorrido.

Na manhã do dia seguinte ja se pode imaginar o que havia nas machetes dos jornais. Era algo que variava basicamente disso: Axl joga cadeira do hotel em jornalistas. O circo estava armado e a notícia garantida. Mais uma vez esquecia-se a qualidade musical do grupo e focava-se nos acontecimentos alheios, provocados por Axl.

A imprensa do mundo inteiro sabe da fama de Axl, porém, no Brasil, há uma avidez pela confusão que o vocalista pode arrumar. Todos esperam: o que será que ele vai fazer agora? Em quem ele vai bater? Parte disso, claro, construído pelo próprio vocalista, devido ao seu jeito explosivo e muitas vezes violento de lidar com certas situações. Porém, sensacionalizado ao extremo pela imprensa, até arrecadar o último real possível.

Sou suspeito pra falar de Guns, mas, posso dizer que comecei a ouvir a banda por sua música, pela qualidade que sempre apresentaram em seus trabalhos, até nos menos notáveis (como o Chinese), e pela boa composição de Axl. Nunca me interessei pelo grupo devido a alguma notícia de Axl ter feito algo contra alguém. Este (Axl) é um músico excelente, exímio vocalista, além de tocar piano, guitarra e violão. Mas disso poucos sabem. É mais facil alguém saber que ele atirou uma cadeira de um hotel onde os abutr... ops, jornalistas, estavam praticamente forçando-o a dar a manchete que queriam, do que saberem algum nome de musica do Guns N' Roses.

O Rock In Rio 2011 vem aí, o Guns virá também, e nós vamos esperar. Será que a crítica vai falar das manias de Axl ou da musica da banda? Qual será o novo chilique de Axl que será supervalorizado pela mídia? Será que alguma revista vai por Axl na capa dizendo este ter sido a maior atração do festival e na matéria da mesma revista irá rechaça-lo, como ja foi feito?

Enfim, só nos resta esperar, tanto pelo que Axl pode aprontar e mais ainda pelo que aquela que se diz imprensa pode aprontar com ele.

16 comentários:

  1. nossa, confesso que estou com muita vontade de ir no rock in rio *.*
    vamos ver se a grana colabora cmg.. =x haha
    gostei do post.. seguindo tbb

    ResponderExcluir
  2. Guns e muito loco, vai ser muito bom o rock in rio \o/

    http://iliketeenworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. xD
    seguindo
    segue ai
    http://usmercenarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Curti o blog. Seguindo você, espero que siga de volta.

    ResponderExcluir
  5. Interessante. Achei que fosse mais recente. Eu jpa engatinhava... rs

    ResponderExcluir
  6. Queria muitooo ir para o rock in Rio. Com mito ou sem mito, sei que vai ser muito massa lá!
    Parabéns pelo post, muito esclarecedor.

    Passa lá?!

    http://miizaell.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. bem vindo, Se Curtir Segue?
    http://usmercenarios.blogspot.com/
    promove ai? precisa to aqui
    vlw abraço

    ResponderExcluir
  8. Adoro seu blog! É fantástico! Tou te seguindo!

    Por favor, siga o meu blog:

    http://questoesdefutebol.blogspot.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. sensacionalismo sempre dá mais audiencia e lucro do que critica musical, logo estaremos fadados a esse jornalismo desinformativo!
    O que é triste!Porque tem tanta coisa legal pra ser divulgado...

    ResponderExcluir
  10. Axl rose e um doido... adoro guns n' roses na era do slash....

    cabiludo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. queria muito ver o Axl.. pena que ainda não tenho recursos para uma viagem no momento ¬¬

    ResponderExcluir
  12. Kurt Cobain pra mim foi o maior mito do Rock

    http://italoopensador.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Adorei seu blog, ja estou seguindo :)
    me segue tbm??
    http://bibijs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Curti o blog
    Estou seguindo
    Segue o meu também !

    http://esmaltebrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Mito ou não o Rock'Rio é fodaaa..qm sabe um dia eu vou pra ver... ehuehuhe

    ResponderExcluir