sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Money In Rio



Como amante do rock n' roll e apreciador do festival por trazer grandes nomes do rock ao Brasil, não poderia ficar inerte ao 4° acontecimento do Rock In Rio.
Fui a dois dias: o dia do Metallica e o dia do Guns N' Roses.
Bem, sabe-se que o festival não é mais como antes, e nem poderia. Em meados dos anos 80, quando foi feita sua primeira edição, o mundo respirava rock n' roll. Foi a época do rock, onde surgiram bandas que se consolidaram no cenário musical internacional e estão aí até hoje. Algumas delas tocando na 4° edição do Rock In Rio.
Muitas pessoas criticaram o nome do festival, pois, além de artistas de rock, havia também artistas de pop e de ritmos brasileiros regionais (lê-se 'axé'). Mas compreendendo a mudança da cena musical nacional e internacional, é inviável fazer um festival que dê bons lucros só com artistas de rock. Não se esqueçam que o Rock In Rio é um festival comercial, visa lucro. Prova disso é o recorde de vendas que a cervejaria patrocinadora do evento bateu, vendendo mais de 780 mil litros de chopp, cerveja, enfim, não importa.
Mas, e a música? Posso falar dos dois dias que fui. E digo que o dia 25 foi com certeza o melhor. Apesar de ter visto pouca coisa dos outros, o público fã de Metallica é fiel demais (vide eu mesmo, rs). Neste dia, apesar de algumas falhas no som, no show do Motorhead e Metallica, foi onde aconteceram os melhores shows. Vale lembrar a falta ou talvez um planejamento ruim na demanda de pessoas com a oferta de lanchonetes, restaurantes, etc. Óbvio: não deram conta e filas de horas, sem exagero algum, se formaram para comprar comida. Visto que isso ocorreu em todos os dias praticamente, no mais, correu tudo bem. Sem dúvida o melhor dia do festival, em termos de tudo.

Agora o dia 02. Dia que encerrou o festival e com certeza o mais polêmico de todos. Motivo: o Guns N' Roses ia tocar. Então eu vou dizer o que presenciei, sem aumentar nem diminuir: já é sabido que Axl e sua trupe são sempre alvo da imprensa brasileira quando aterrissam por aqui. Desde a primeira vez que ele pisou em solo nacional, no Rock In Rio de 1991, a imprensa sempre esteve afoita pra que ele desse algum escândalo e as vendas de jornais, revistas, etc. fossem garantidas no dia seguinte. E não digo só no Brasil, mas em muitas outras partes do mundo. Porém vamos aos fatos. A banda System Of A Down entrou, fez eu show, animou, e ninguém notou, ou sequer comentou depois que eles deixaram o palco ás 1:22 da manhã, mais precisamente. E que o Guns N' Roses estava programado para entrar ás 1:30. Meio impossível, certo?

Reza a lenda dos boatos de Rock In Rio, que o Guns N' Roses havia proposto ao System Of A Down para tocar com parte do equipamento compartilhado, para a troca do mesmo ser mais ágil, mas, o System Of A Down teria se negado. E realmente a banda ultrapassou seu horário firmado. O mais engraçado é que aconteceu isso com os Detonautas e a equipe do festival simplesmente cortou o som dos caras. Já com o System Of A Down...
Na troca de equipamentos, começou a chuva. E como se sabe, o palco principal do Rock In Rio foi "tão bem" projetado que chovia dentro dele. Ou seja, foi de palco à piscina em poucos minutos. Nisso uma mesa de som queimou... aí, mais atraso. Chuva, frio, banda que demora a terminar show, mesa queimada, enfim, não tinha como começar na hora. Porém, mesmo atrasado, o Guns entrou, fez seu show, reduziu o repertório devido a toda problemática citada, mas fez o que foi acordado.
Conclusão: Axl no Brasil, nem que seja pra comprar um pão, é estado de alerta pra todo jornalzinho de merda e todo sitezinho que se diz "sabido" de rock. Caçam o cara até ele fazer merda, como foi em 1991.

Como ele já não é mais o revoltado de antes, as fofoqueiras da janela da esquina esperam algo pra poder caír em cima. Pronto: a banda atrasou. Está garantido o jornal de amanhã. Fazem, pela milhonésima vez a sua caveira, rechaçam, criticam, põem a culpa até do desaste do bondinho de Santa Teresa nele, e pronto.
E aí, de quem é a culpa? Do Axl, claro! Qualquer outro artista, se tivesse ocorrido o mesmo que ocorreu com o Guns, não teria toda essa repercussão. Seria muito fácil arrumar um motivo plausível pra outro artista atrasar... mas não pro Guns N' Roses. Esse privilégio a banda não tem, aliás, acho que nenhum.
Agora EU digo: de quem foi a culpa? Primeiro, da organização do Rock In Rio, que mesmo sabendo que o System Of A Down já havia ultrapassado seu tempo limite, nada fez. Segundo: a organização do Rock In Rio sempre foi porca, vide o evento em 2001, onde eu também estava lá e o som estava péssimo. Sim, péssimo. Principalmente o retorno e o som de palco pros músicos. Terceiro: o Rock In Rio não tem condições de suportar a vinda do Guns N' Roses ao festival. Pelo menos não se for desorganizado, privilegiando uns e outros não, do jeito que foi.

Axl disse pro Medina não mais chamá-lo pro Rock In Rio. Quer saber? Acho certo. Cago e ando pro evento, vou exclusivamente pelas bandas, e digo: show do Guns, sem festival ou outras bandas que atrapalhem, é bem melhor. O Rock que já virou Pop In Rio, agora, quando resolve trazer bandas de rock, resolve também estragar os shows das mesmas bandas. Lamentável...

Desculpem, mas eu não consigo acreditar que ainda existe gente escrevendo e falando tanta bobagem, quando não sabem da missa a metade.

5 comentários:

  1. voce esta certissimo , eu até um dia desse comentei com o amigo que o rock in rio deveria mudar o nome , porque ja nao é mais um festival de rock como deveria !

    http://meeninasmulheres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. é um verdadeiro caça niquel

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que nada é mais como antigamente, o tempos vai passando e as coisas vão mudando...
    Rock in rio já não é mais um festival de rock, mas um festival diversificado, acho que deveria mudar o nome.

    Imagino que os ganhos devem ter sidos muito bons, pois o rock in rio é um evento muito grande, apesar de mal planejado ao meu ver.

    Enfim eu gostaria de ter ido, mas meu money tava curto.... Então quem sabe no proximo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Virou Pop in Rio. Teve muito mais pop do que rock. O show do Metallica realmente foi estrondoso.
    Agora começam as negociações para o próximo Rock In Rio em 2012. Vitor e Leo, Zezé de Camargo e Luciano, Terrasamba e Diante do Trono podem ser confirmados a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  5. Vc foi nos melhores dias em ... sinceramente eu gostei muito desse Rock In Rio eu até escrevi no meu blog que é impossivel fazer um festival só com bandas top de Rock é obvio que tem que mesclar com o pop...Tirando o atraso do Guns eu curti pra caramba o show deles é logico que o axl tá muito mas muito longe de ser oq ele já foi mas que banda no Rock In Rio tinha tantos sucessos mundiais pra tocar?Só pelo repertório eles merecem muio respeito.

    ResponderExcluir