quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

''A gente se vê por aqui''







Eu não assisto tv. É sério, sem brincadeiras. Muito raramente assisto a alguns canais da tv a cabo, como Discovery Channel, National Geographic, TV Senado, TV Câmara e TV Justiça. O canal 2, se não me engano é TVE, ou algo assim, também tem uma programação... Digamos... Educativa. Porém, no geral, não vejo mesmo. Tomo conhecimento das notícias por meio de jornais ou Internet.

Dia desses me pus a assistir um programa dominical, apresentado pela apresentadora Eliana.
Bom, nada de muito culto. Um quadro sobre uma espécie de agility com cães me interessou mais que tudo. Sou amante dos animais, me interesso pelo assunto, por isso achei bacana. Mas aquilo que parecia ficar bom teve que piorar, afinal, é a tv brasileira.

Em determinado momento a apresentadora anuncia um quadro com três ''artistas'' no palco. Bom, esperei... e quando entraram os ''artistas'', decidi que ao escrever sobre isso teria mesmo que pôr aspas na palavra artistas.

Era ''incrível'', o quadro baseava-se em uma espécie de disputa entre esses ''artistas'', cada um convivendo com outro participante. No total eram seis pessoas. Porém, essas outras três pessoas a conviverem cada uma com um determinado ''artista'' por certo tempo, eram um tipo de anti-fâ dos mesmos. Soou interessante a proposta, talvez para ver como pessoas da mídia conseguem lidar com pessoas que as detestam.

Mas, como já era esperado, o quadro virou uma baixaria. Argumentos sem nexo, sem senso algum, justificando o ódio pelos tais ''artistas''. E a refutação não deixou por menos: igualmente baixos, os tais ''artistas'' deliciavam-se em baixarias e na exposição de sua pouca inteligência.

Uma participante tocou em um ponto interessante ao criticar a tal ''artista'' com quem teria de conviver. Ela indagou o motivo de a mesma ter se candidatado a algum cargo eletivo, visto ela ser uma cantora e nunca ter lidado com política. E é claro, a tal ''artista'', ficou meio sem resposta.

Por fim, o quadro não terminou porque dura um certo tempo, e as pessoas têm que acompanhar todo domingo, coisa que não me propus a fazer.

O nível cultural de nossa tv é deprimente. Os artistas que se apresentam, a intelectualidade, não há nada acrescentável. É bem a cara do jogo político: não dê inteligência ao povo, ou ele pode te destruir. Sabemos que cultura é algo perigoso, principalmente História.

Se a massa popular perceber, algum dia, que revoluções só foram feitas nas pontas das baionetas, talvez tudo mude. É preciso muita consciência social para que isso aconteça. Do contrário, todos continuarão assistindo a agressão gratuita promovida pelos canais de televisão, apenas para puro divertimento do povo, para continuar deixando todos cegos, bem como querem os que detêm o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário