sábado, 20 de novembro de 2010

Análise de álbuns: ...And Justice For All.







Inaugurando o primeiro marcador sobre artes, venho com a análise de um dos melhores álbuns do rock na minha opinião: ...And Justice For All. Metallica é uma banda dotada de uma personalidade musical inconfundível. Seu 5° álbum, é, sem dúvidas, um dos melhores da carreira da banda. Vamos a análise.

Faixas:


1. - Blackened - o álbum abre bem. Blackened tem força, pegada, alterna em momentos enérgicos, quebrados e outros mais comedidos. A música tem uma autoridade em si, própria da banda, influenciada pelo vocal de James. Enfim, pra mim, uma das melhores músicas do Metallica.
2. - ...And Justice for All - a faixa título faz jus ao álbum. Uma crítica ao sistema americano, ao capitalismo alimentado pelo sistema. Musicalmente é uma faixa técnica. Te faz parecer que algo vai acontecer na música, que é como uma contagem regressiva. Riffs bem marcados, peso, enfim, metal de ótima qualidade.
3. - Eye of the Beholder - um fade in traz a tona uma das faixas com mais alternâncias de climas, característica muito presente em todo o álbum. Vale ressaltar o bumbo ''nervoso'' de Lars em algumas partes. Boa faxia, mas pra mim, não figura entre as melhores.
4. - One - um épico! One é um hino do Metallica. Com 7:25 de duração, é magnífica. Vai da calmaria e termina numa surra no ouvido de qualquer fã. Sem palavras, uma das melhores do álbum, indiscutivelmente. Méritos novamente ao Sr. Ulrich, que simplesmente ''puxa e despuxa'' os tempos na musica como se fosse uma brincadeira de jardim de infância.
5. - The Shortest Straw - a faixa tem uma boa pegada, rápida, alterna riffs de guitarra e viradas de bateria com maestria. Tem boas partes instrumentais, mas é metal. Ou seja, da pra sacudir a cabeça ouvindo-a, rs. O vocal de James vai crescendo juntamente com a música em certas partes. Muito boa.
6. - Harvester of Sorrow - mais lenta do que as outras, porém, com peso. A música é um pouco mais linear , mas não peca em instrumental. Aliás, talvez essa seja umas das faixas cantadas com o instrumental mais prolongado e em foco.
7. - The Frayed Ends of Sanity - começa como um tapa. Uma batida de caixa e um riff simplesmente jogados no ínicio da música. Depois da agressão, ela ganha forma. Ganha um ritmo mais acelerado mas não perde a essência inicial. ''The Frayed'' é a terceira maior faixa do álbum. Muito bem construída, dá o tempero exato para quem gosta de peso e de quebradas de tempo. Acho incríveis os riffs de James, principalmente nos 4:05 da musica, onde há uma intenção pré-solo ja bem definida.
8. - To Live Is to Die - a musica instrumental do disco não fica por baixo. Dispondo do talento técnico de todos os integrantes, a faixa, mesmo sem vocal, diz muito. É perceptível em todo o álbum a vontade da banda em desenvolver o trabalho instrumental. Seria estranho se não houvesse uma faixa assim.
9. - Dyers Eve - encerra o album com grande estilo. Pra mim é uma das faixas mais ''out'' do álbum. No início parece um pouco sem nexo. Com certeza uma das mais agressivas do álbum. É a faixa de menor tempo. Fica uma impressão de como se depois de tanto trabalho na faixa anterior, o Metallica simplesmente foi lá e ''mandou ver''. Ou que essa poderia ser a primeira faixa do álbum, numa possível inversão da ordem das músicas, rs. Muito boa, gosto muito da música.

Conclusão: ...And Justice For All é o álbum mais técnico do Metallica. É perceptível, desde outros albuns até, a evolução instrumental da banda. É todo construído em cima de uma certa obscuridade, suas letras são muito críticas, assim como a própria capa, onde mostra que a justiça está presa a muitos outros valores, principalmente os valores capitalistas. Aliás, criticas ao sistema de leis, justiça, etc, americanos, não é novidade quando se fala em Metallica. Vide o Ride The Lightning. De todo o álbum, Blackened e One, são pra mim os carros-chefes. É o primeiro álbum com o hoje ex-baixista da banda, Jason Newsted.
Enfim, num clima obscuro, feroz, crítico, com o vocal rasgado de James e instrumental trabalhado, se fez And Justice. Um dos melhores álbuns do Metallica, e um dos mais injustiçados também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário