quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A nova bandeira do Brasil


Sei que muitos devem estar pensando o porquê deste título. Já explico.
No dia 15/12/2010 foi aprovado o aumento de 61% para os parlamentares. Além desta porcentagem foi aprovado também um reajuste de 133% para o cargo de presidente da república. Isso tirando reajustes de vices e ministros. Pois é, ministros, aqueles que podem entrar e sair pela conveniência do presidente.

Mas não falemos de valores monetários, mas sim de valores éticos e morais.

Vemos, mais uma vez, nossa constituição ser rasgada na frente de todo um país e a sociedade não se move para tentar impedir estes senhores do crime a gastar nosso dinheiro em luxos e ostentações. O caput do artigo 37 da constituição parece somente servir para concursos públicos, e só. Seus inciso e alíneas, e os princípios que elenca, de nada prestam.
Lembro-me bem de reformas e tentativas de novas políticas serem feitas na Argentina e a reação da população. Na França também. Porém, le Brésil, não acha nem ''desacha'' nada dessas medidas. A sociedade é inerte, em nada influencia em suas vidas. As vezes penso que o povo deve mesmo ser usurpado, furtado, ou seja lá o termo que for. Uma sociedade que é indiferente as movimentações monetárias públicas, não merece nem o nome de sociedade. Prefiro chamar de socio-particularismo. É o tipo de estado em que vivemos.

Enquanto não mexer  no pagode de domingo, no preço da carne pro churrasco, no campeonato brasileiro de futebol, tudo está bem. Vergonhoso seria elogio para a postura do povo perante esses absurdos parlamentares.

Já não penso mais em o que deve ser feito. Parece que não há mais nada. O Brasil está morto, é apenas um país onde políticos brincam de ganhar dinheiro. Lamentável...

Penso sim em muitas vezes tomar atitudes, porém, ''uma andorinha só não faz verão''. Quando você propõe ações políticas para que tenhamos uma sociedade digna, justa, todos enxergam impossibilidades em suas ações e as norteiam de obstáculos, parecendo mais uma forma de fugir daquilo, de não querer bater de frente.

Aonde vai parar esse aumento dos parlamentares? No bar. É o máximo que ele chega. Vira conversa de bar, depois vira piada, mas, ação, atitude, não acontece.

E portanto eu questiono: onde está a ordem, o progresso? Ordem para convocar sessões extra-extraordinárias (se é que existe), pois nunca vi um assunto ser tratado com tanta urgência quanto este aumento.

A política de Lula, enfim, deu certo. Dê um bolsa-esmola pro povo e deixe eles cegos. E ele ainda sai como herói, assim como Sérgio Cabral na ''guerra'' contra o tráfico ''ilegal'' de drogas. Heróis da nação, que fizeram ''muito'' pelo país, que argumentam que não tinham aumento desde 2007, e ainda tem a astúcia de afirmar que não há orçamento nem verba suficiente para aumentar o salário-mínimo.

Ainda penso em morar fora daqui, e, quando coisas como essas acontecem, só me fortalece esta vontade. Porém, habita em mim um espírito, uma essência, pelos anos de convivência com artes marciais, que diz ser correto ficar e lutar. E por isso ainda não me calo e nem aceito tais manobras governamentais. Porém lutar ao lado de quem? Não há... não há companheiros para lutar, não há revolução a fazer... se não há povo, não há oposição.

É por isso que mudo a bandeira de nosso país: ordem e progresso? Ordem e progresso existe no parlamento.
E só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário