segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Abertura!

Difícil escolher algum tema pra iniciar este blog. 
Tantas coisas podem ser abordadas, mas, após pensar muito, decidi por um assunto, talvez aquele que esteja em voga hoje: eleições. As eleições acabaram, e, a partir de primeiro de janeiro de 2011 teremos uma nova líder do Poder Executivo federal. Mas será que tudo foi correto? Muitos criticaram e acharam ruim Dilma ter sido eleita este ano. Eu fui um deles. Porém devemos nos atentar para o grande fato de que não adianta fazermos algo meses antes das eleições, se quisermos ter ideias aceitas, providências devem ser tomadas muito antes disso. Talvez Serra também não fosse o candidato ideal, e eu também não achava que era.

O que podemos observar hoje em dia, é que, não há o candidato ideal, aquele que fará algo realmente relevante para todo povo, e não apenas pra uma certa camada da sociedade. As pessoas votam no menos pior. O Estado chegou a um ponto tão crítico, que os ideais dos eleitores partem desse princípio, ou de princípios semelhantes. É a velha história, ''ele rouba mas faz''.

Por isso devemos acompanhar toda a atividade governamental para não repetirmos erros na hora de escolher. Tentar mudar algo pouco tempo antes de uma eleição, de nada vai adiantar. Pois no decorrer dos quatro ou oito anos de governo, vemos a nossa Constituição ser rasgada pelos detentores de cargos eletivos, e nada fazemos. É esse conformismo cômodo que parece uma praga na maioria dos brasileiros. Podemos até entender boa parte disso se olharmos para história, afinal, nada mais incoerente do que o detentor do poder, de repente, declarar a independência de um país. Se ele era o próprio poder, onde está a conquista nisso? Fica algo como se fosse ''eu sou o imperador, mando em tudo, e, inclusive, digo que agora somos independentes.'' Tá, e aí? Mas botar a culpa na história também não ajuda nem muda nada. Basta olharmos pra história da Austrália, por exemplo, que tornou-se ilha penal da inglaterra, e hoje é um dos países mais desenvolvidos no mundo, com praticamente 1% de analfabetismo em todo país.

Enfim, em vez de jogarmos algum tipo de culpa em alguém, por isso ser mais cômodo, devemos nos atentar para mudanças reais. Abaixar a cabeça pra tudo o que o governo decreta é, de certa forma, estar sendo conivente com todo o sistema sujo e a improbidade que vemos acontecer a cada ano, e que nunca se finda.

Um comentário:

  1. Excelente crítica!
    Palavras mto bem colocadas!
    Faço da sua crítica a minha!

    ResponderExcluir